sábado, 14 de novembro de 2009

O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO



Na educação o computador tem sido utilizado tanto para o ensino de computação, isto é, para adquirir conceitos computacionais, quanto para ensinar praticamente qualquer assunto, ou seja, ensino através do computador.
O ensino através do computador significa: que o aluno por meio da máquina tenha condições de adquirir conceitos sobre qualquer campo do conhecimento.
tipo de software existentes saão:

*Softwares de Exercício e Prática :
Muitos desses softwares nada mais são que versões eletrônicas dos exercícios que normalmente são trabalhados em sala de aula. Envolvem memorização, repetição e fixação dos conhecimentos. São os mais criticados pelos construtivistas.
A vantagem desse tipo de material é colocar à disposição do aluno uma grande quantidade de exercícios que ele pode resolver de acordo com o grau de conhecimento e interesse que tem. Muitos professores utilizam-nos para ter uma idéia rápida de como os alunos absorvem aquilo que está sendo trabalhado em classe.
*Tutoriais
Procuram ensinar e controlar o processo de aprendizagem servindo como um tutor individual e com paciência infinita para o aluno.
Apresentam como vantagem o fato de poder apresentar o conteúdo com características diferentes das apresentadas na lousa pelo professor ou nos livros, pois usam recursos como: sons, animações, imagens etc. Possibilitam também controlar o desempenho e evolução do aluno.
Versão computadorizada do que acontece na sala de aula.

* Jogos
Muito usado por aqueles que defendem a idéia de que o aluno aprende melhor quando é livre para descobrir ele próprio as relações existentes em um dado contexto. Busca a exploração autodirigida. Esses jogos buscam resgatar o carater lúdico do aprender.
*Simulações
Quando falamos em simulações estamos nos referindo à possibilidade que o computador possui de reproduzir modelos de fenômenos do mundo real, que dificilmente poderiam ser trabalhados pelos alunos com qualidade e realismo nas formas tradicionais de ensino.
Com bons programas de simulação, o aluno pode desenvolver hipóteses, testá-las, analisar resultados, como as simulações usadas em física e química, muitas delas dificilmente passíveis de serem analisadas de forma mais realista pelos alunos.
Encontramos com facilidade programas que mesclam estas características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário